28 de abril de 2017

Várzea Grande - MT

Servidores do DAE participam de curso para conciliação do TJ

Os servidores do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) participaram na última terça-feira (02.05) de um curso de capacitação para realizar conciliação com os consumidores municipais. A palestra foi realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT).

Segundo o instrutor do Núcleo de Conciliação em Técnicas de Mediação Judicial (Nepemec), Ubiracy Nogueira Félix, o objetivo da capacitação é a resolução pacífica de questões.

“A capacitação gira em torno de 4 horas e nosso objetivo é mostrar métodos adequados para tratar dos conflitos. Como que isso é feito? É feito mostrando que o cliente possui uma história e necessidades. Tratamos hoje das negociações, mas a empresa precisa ter a abertura necessária para isso - apesar da burocracia e questões que travam esse contato. O interesse é despertar nesses representantes de empresas a cultura da conciliação, da paz e da comunicação clara e objetiva. Se a sociedade adotasse o método da conciliação, evitaríamos a demanda judicial, o desgaste financeiro, psicológico e de tempo”, explicou.

Para o diretor-comercial do Departamento, Alessandro Campos, o curso é de extrema importância para que os servidores entendam as formas de resolver conflitos com os consumidores inadimplentes.

“Em Várzea Grande existe uma cultura difícil e problemas estruturais antigos que nós estamos começando a resolver. A inadimplência e as ligações irregulares das unidades cortadas, o chamado “gato”, são alguns dos problemas. Aos poucos vamos reduzir esse número de inadimplência. O mutirão de conciliação é uma forma rápida e amigável para a solução dos conflitos. Esse curso nos ajuda e nos dá conhecimento de como abordar o cliente, como tratá-lo e ouvir suas necessidades”.

O município conta com 80 mil unidades consumidoras, destas 45%, aproximadamente 35 mil estão inadimplentes. 

O mutirão de conciliação do DAE realizado em parceria com o Tribunal de Justiça deve ocorrer ainda neste mês. Além do Departamento, a empresa Energisa também participará.