Publicada em 21 de abril de 2025

Atualização sobre o abastecimento em Várzea Grande neste domingo (20)
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande informa que segue enfrentando instabilidades nas captações de água bruta que alimentam parte do sistema de abastecimento da cidade. O problema não está nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), mas sim nas unidades de captação, onde as oscilações elétricas têm impedido o pleno funcionamento dos equipamentos. Isso impacta diretamente na produção e distribuição de água tratada.
A ETA II (Júlio Campos) continua operando com 60% da sua capacidade devido a instabilidades elétricas causadas pela substituição de equipamentos. As equipes técnicas seguem em atuação contínua para estabilizar o sistema e retomar a capacidade total.
As captações das ETAs I (Velha) e III (Cristo Rei) ainda apresentam oscilações no fornecimento de energia, o que provoca superaquecimento e desligamento automático dos equipamentos. Mesmo com essas dificuldades, a ETA III conseguiu manter o abastecimento normal neste sábado.
Já a ETA Velha está operando com cerca de 70% da capacidade, o que tem garantido o abastecimento do Pronto-Socorro Municipal.
Já as ETAs IV (Pari) e V (Imigrantes) funcionam normalmente, mantendo o abastecimento regular nas regiões atendidas.
As equipes do DAE/VG seguem mobilizadas, trabalhando de forma intensiva para solucionar os problemas e garantir que o sistema retorne à normalidade o mais breve possível.